

Como já devem ter reparado o Coimbr’aPedal tem tido algumas mudanças, depois de uns meses parado começa agora a ganhar uma nova força.
Começámos (Inês e Duarte) este projecto há um ano e meio com o objectivo de que mostrar a bicicleta é não só um óptimo meio de transporte como perfeitamente utilizável nas nossas cidades. 🙂 Como sabem o Coimbr’a Pedal é um dos primeiros projectos do Improve Coimbra, um grupo de pessoas que se junta uma vez por mês para resolver problemas da cidade e dar o seu contributo para torná-la um lugar melhor! Por isso o Coimbr’a Pedal é uma plataforma de cidadãos para cidadãos.
Por motivos profissionais eu e o Duarte saímos de Coimbra (e de Portugal) a nossa disponibilidade reduziu-se muito significativamente e, por isso, achamos que está na hora de deixar que pessoas cheias de pedalada continuem este projecto! Assim sendo este será o nosso último post por aqui mas o Coimbr’aPedal é de todos e por isso quem quiser participar com ideias sugestões deve contactar a Bia ou o Miguel (que se irá apresentar mais à frente) que estão cheios de entusiasmo, e isso é o que é preciso 🙂
Neste momento faz sentido relembrar as publicações mais úteis desde o início do Coimbr’aPedal, para que não se perca o fio à meada:
- percursos ou zonas da cidade em que a diferença de declives é pequena e por isso zonas mais fáceis de andar de bicicleta (aqui)
- equipamentos que podem melhorar muito as condições da cidade para que as viagens possam ser feitas em bicicleta (1, 2, 3, 4)
- mostrámos um bocadinho do que se faz lá fora que pode ser um bom exemplo para a nossa cidade (e país) (1, 2)
- falámos de bicicletas eléctricas, dobráveis (1, 2, 3)
- de como pedalar a chuva e até de como começar a pedalar (aqui)
- comentámos o antigo código da estrada e as mudanças no novo código da estrada (aqui)
Também preparámos, em conjunto com o Galeria Santa Clara, e com a colaboração do Paulo Andrade, Joana Martins e Miguel Coimbra, um documento para entregar a Câmara Municipal de Coimbra com um conjunto destas ideias que, julgámos nós, trariam um acréscimo de qualidade não só aos ciclistas que pedalam diariamente em Coimbra, mas também às inúmeras pessoas que desejariam poder fazê-lo em segurança. Fizemos uma recolha de assinaturas que teve cerca de 500 apoiantes, e entregámos o documento no gabinete do Vereador do Urbanismo. Após termos sidos remetidos para o gabinete do Desporto onde fomos (e é preciso dize-lo) muito bem recebidos, voltámos, e com o apoio deste último, entrar em contacto com o Vareador do Urbanismo. Após vários emails e telefonemas, e quase meio ano depois, continuamos infelizmente sem uma resposta. É pena que assim seja.
Mas por isso também entram agora a Bia e o Miguel para a equipa, para dar pedalada ao Coimbra’aPedal.
Até um dia destes 🙂
Deixe uma Resposta