Já aqui falámos de que trocar o carro pela bicicleta pode ser muito saudável para a nossa carteira. Trata-se de uma opção inteligente para a nossa economia.
Como é obvio teríamos que falar no Coimbr’a Pedal dos benefícios físicos de andar de bicicleta. Qualquer tipo de exercício faz bem ao corpo e à mente mas muitas vezes “não há tempo para fazer desporto”. Então mas e se se conseguisse aproveitar o tempo das viagens para por o corpo a mexer? Pelo menos recados do fim do dia podem ser feitos de bicicleta, certo?
Não tendo conhecimentos suficientes para estar aqui a dissertar sobre os benefícios físicos de andar de bicicleta encontrei um documento (que me parece fidedigno) do Victoria Transport Policy Institute no Canadá que resume uma série de autores sobre este tema. Assim ficam aqui um conjunto de pontos/conclusões interessantes que se vêm menos regularmente por aí:
- Especialistas recomendam que os indivíduos adultos devem passar no minimo 22 minutos por dia numa atividade moderada;
- Populações com hábitos de mobilidade multi-modais tem menos propensão para problemas de excesso de peso do que populações mais orientadas para o uso do carro;
- Pessoas que caminhem ou andem de bicicleta tendem a ser mais produtivos e a ficar menos dias doentes;
- Um estudo de 2012 conclui que trocar o carro pela bicicleta para viagens de 5km (considerando 230 dias por ano) proporciona melhorias na saúde avaliadas em 1300€/ano.
E, para além de fazer bem ao corpo, com certeza que andar de bicicleta também faz bem à mente.
Deixe uma Resposta