Promover a bicicleta como alternativa de transporte em Coimbra.

Manifesto para Coimbra (Autárquicas 2025)

Estamos a elaborar um Manifesto para a promoção da mobilidade ciclável em Coimbra, que esperamos ajudar na discussão pública durante a campanha às eleições Autárquicas.

Partilhamos a nossa disponibilidade em reunir com todas as candidaturas para falar como podemos melhorar a mobilidade em Coimbra.


Manifesto

As cidades de pequena e média dimensão estão a reconhecer cada vez mais que a mobilidade sustentável é essencial para a vitalidade económica, a saúde pública e os objetivos climáticos.
Não só assinando os necessários documentos de emergência climática, mas com ações concretas que produzem resultados a curto prazo.

Ao contrário das grandes áreas metropolitanas, as cidades mais pequenas enfrentam desafios únicos, incluindo recursos limitados, menor densidade populacional e maior dependência do automóvel, mas também possuem vantagens inerentes, como distâncias mais curtas entre destinos e escalas de implementação mais fáceis de gerir.

O conceito de “cidades para pessoas, não para carros” ganha cada dia mais força significativa nas eleições municipais em todo o mundo, com manifestos que enfatizam cada vez mais a mobilidade ativa, os sistemas de transporte integrados e a transformação das ruas em espaços públicos que servem todos os cidadãos. Esta mudança reflete o reconhecimento crescente de que a infraestrutura de transportes molda fundamentalmente a vida urbana, determinando a acessibilidade, a qualidade do ar, as oportunidades económicas e o tecido social da comunidade.

Medidas com um impacto significativo na qualidade de vida de Coimbra

Medidas de acalmia de tráfego em zonas residenciais

As intervenções de redução da velocidade mostram eficácia comprovada na melhoria da segurança e da habitabilidade. Estas medidas incluem lombas, faixas de rodagem mais estreitas e limites de velocidade reduzidos, implementadas dentro de programas abrangentes de acalmia de tráfego que envolvem a participação da comunidade na identificação de locais prioritários, mas que requerem liderança por parte das autarquias.

Promoção da mobilidade ativa escolar

Sensibilizar as famílias da importância para a saúde de andar a pé e de bicicleta, assim como dos benefícios para a saúde e para o ambiente. Ensinar às crianças a andar de bicicleta e as regras simples de circulação de bicicleta no espaço público. Incentivar a mobilidade ativa através da organização de comboios a pé e de bicicleta, onde alunos e também pais são acompanhados por monitores no trajeto casa-escola como medida de curto-prazo para colmatar deficiências ao nível da infraestrutura ciclável e pedonal.
O encerramento temporário das ruas à volta das escolas durante as horas de entrega e recolha de alunos cria ambientes mais seguros, ao mesmo tempo que incentiva as deslocações ativas das famílias. Esta abordagem de restrição temporal requer um investimento mínimo em infra-estruturas, ao mesmo tempo que permite melhorias substanciais na segurança e na qualidade do ar.

Programas-piloto de urbanismo tático

Intervenções temporárias rápidas e de baixo custo como ciclovias pop-up, utilizando tinta, postes e elementos móveis permitem às cidades testar mudanças permanentes antes de grandes investimentos em infraestruturas. Estes projetos-piloto criam o apoio da comunidade ao mesmo tempo que fornecem provas para projetos maiores, o que os torna particularmente valiosos para municípios com recursos limitados.

Bicicletas partilhadas

É importante diminuir ao máximo a barreira para o uso de meios de mobilidade ativa. Recomendamos a criação de um sistema público de bicicletas elétricas partilhadas a preço acessível, integrado com o futuro passe multimodal MOVE-ME.

Partilha municipal de bicicletas de carga para entregas

As bicicletas eléctricas de carga disponíveis para empresas e residentes reduzem drasticamente o tráfego de carrinhas de entregas nos bairros, ao mesmo tempo que proporcionam soluções rentáveis de última milha. Coimbra deve realizar um programa-piloto com a criação de um hub para entregas onde camiões descarregam mercadorias para serem distribuídas por bicicletas e trikes comerciais elétricos, para substituir um número significativo de viagens em veículos, apoiando simultaneamente a atividade económica local.

Planeamento / calendarização / monitorização

É importante que o Plano Ciclável de Coimbra seja posto em prática o quanto antes e para isso é necessário dividir os seus vários trajectos em vários planos com metas calendarizadas e orçamentadas. Só com objetivos fixos no tempo se pode honrar os compromissos assumidos. É também necessário monitorizar a rede existente para corrigir falhas ou melhorar acessibilidades.
Quanto ao Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, atualmente em fase de elaboração por parte do município, consideramos fundamental que este adote uma abordagem verdadeiramente participativa, inclusiva e transparente, promovendo o envolvimento ativo dos cidadãos e a construção de uma visão partilhada para a mobilidade sustentável da cidade. É essencial integrar os principais agentes locais como a PSP, as escolas, a Universidade de Coimbra e os Hospitais da Universidade de Coimbra, garantindo o seu compromisso na implementação de soluções eficazes e adaptadas às dinâmicas do território.

Uma resposta a “Manifesto para Coimbra (Autárquicas 2025)”

  1. Avatar de luisandradeneto
    luisandradeneto

    Sugiro trocar o subtitulo “Medidas de acalmia de tráfego em zonas residenciais”Por “Aumentar a segurança para todos nas nossas ruas”.

    Para além do que está escrito nesse parágrafo, acrescentaria outro sobre a segurança em intersecções. Particularmente passadeiras.Diminuir raios de curvatura, ter passeios continuos nas entradas para ruas secundárias ou de acesso local, aumentar a visibilidade da passadeira impossibilitando o estacionamento nos 5 metros antes e depois, etc.

    Gostar

Deixe um comentário