Carta aberta às autarquias e autoridades locais enviada pelo Coimbr’a Pedal e pela MUBi
A morte de um jovem vítima de atropelamento seguido de fuga, ocorrida na madrugada do passado dia 21 de novembro, na zona de Tentúgal, deixa-nos profundamente consternados e reforça a urgência de agir para prevenir novos episódios de violência rodoviária.
Em honra da memória de Juan Santos e como alerta para o grave problema da insegurança das localidades e estradas portuguesas, colocámos uma bicicleta branca no local do atropelamento, na Estrada Municipal 577, à entrada da vila de Tentúgal, município de Montemor-o-Velho.

Este gesto simbólico ocorre poucos dias após o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, assinalado a 17 de novembro, e recorda que por trás de cada estatística há vidas humanas perdidas, famílias destroçadas e uma comunidade em luto.
Só nos primeiros 6 meses deste ano morreram 220 pessoas nas estradas portuguesas. Nesta década, nas estradas do município de Montemor-o-Velho, morreram pessoas em 2020, 2021, 2022, 2023 e agora também em 2024.
Apelamos aos decisores políticos e entidades responsáveis, entre elas a GNR e as autarquias locais, que reforcem os seus esforços na implementação de medidas eficazes de prevenção do perigo rodoviário, nomeadamente:
- Fiscalização reforçada para combater comportamentos irresponsáveis nas estradas e para que se crie uma cultura de cumprimento das regras de segurança na estrada, em particular dos limites de velocidade e da distância mínima de segurança na ultrapassagem de ciclistas;
- Melhorias na infraestrutura rodoviária, especialmente em zonas de maior risco, que tragam uma efetiva redução do perigo rodoviário, diminuindo as velocidades permitidas e criando interseções e vias reservadas seguras para os utilizadores mais vulneráveis.
Não podemos encarar estas tragédias como meros acidentes e continuar a ignorar que o desenho das ruas e estradas portuguesas, aliado à falta de fiscalização, permite e fomenta o excesso de velocidade com perigo para todos os seus utilizadores, em particular os mais vulneráveis.
Veja-se, por exemplo, o contraste entre a estrada municipal 577, em Tentúgal (2000 habitantes) e outras estradas de acesso a localidades de tamanho semelhante, em zonas semelhantes, noutros países da União Europeia:
Marcações de via que fomentam o excesso de velocidade.
(EM577 em Tentúgal)

Via segregada para ciclistas.

Marcações de via que a estreitam visualmente fomentando assim a moderação na velocidade e a utilização do centro da estrada (que tem duplo sentido).
Por fim, convidamos a comunidade local e os órgãos de comunicação social a juntarem-se a este ato simbólico, ajudando a amplificar a mensagem de que a segurança rodoviária deve ser uma prioridade para que se evitem novas tragédias no futuro.
Media
https://www.noticiasdecoimbra.pt/mata-jovem-em-tentugal-e-para-para-pensar-mas-so-cinco-dias-depois/
https://www.noticiasdecoimbra.pt/o-rosto-da-tragedia-que-esta-a-chocar-montemor-o-velho/
Coimbr’a Pedal
MUBi — Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta


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