Depois de uma reunião inicial com a Metro Mondego, voltámos a reunir para discutir:
- Estacionamento para bicicletas nas paragens do Metrobus
- Transporte de bicicletas dentro do Metrobus
Estacionamento
Pediram ao Coimbr’a Pedal para identificar as paragens mais prioritárias onde falta estacionamento para bicicletas, e sugerir as localizações e formatos ideais para a sua instalação. O Metro Mondego disponibilizou-se para identificar qual seria a entidade responsável pela localização sugerida (Metro Mondego ou Câmara Municipal), e intermediar o pedido de instalação caso seja uma Câmara Municipal.
Sugerimos priorizar as paragens suburbanas, especialmente com maior densidade populacional, e as urbanas com intermodalidade (Praça 25 de Abril, Portagem e Av. Central). Ficámos de enviar uma proposta concreta sobre quais paragens seriam prioritárias terem estacionamento para bicicletas, e que modelo e localização junto ao cais recomendamos.
Alertamos para a importância da Metro Mondego articular com os operadores privados de trotinetes e bicicletas eléctricas nas paragens em Coimbra, porque serão focos prováveis de uso e estacionamento desses veículos.
Transporte de bicicletas
Perguntámos primeiro sobre o transporte de bicicletas e trotinetes dobradas. Ficaram de confirmar oficialmente em email posterior, mas em princípio serão permitidas e equiparadas a bagagem.
A Metro Mondego indicou que não seria possível transportar bicicletas no início da circulação do Metrobus. Mas que estão abertos à realização de um piloto a curto prazo após o início do serviço.
Sugerimos a realização de um inquérito da nossa parte, aos utilizadores de bicicletas dos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, após o início do Metrobus, para avaliarmos qual seria o modelo de piloto ideal. Apontamos para lançar o inquérito junto das nossas redes no 2º ou 3º mês de funcionamento do sistema, com o piloto a arrancar 6 meses desde a inauguração.

Deixe um comentário