Estimado Presidente da Câmara Municipal de Coimbra,
Fazemos parte do Coimbr’a Pedal, um movimento que pretende promover a mobilidade ciclável como alternativa aos transportes motorizados na cidade de Coimbra. Seguem as nossas recomendações relativamente ao Plano de Pormenor da nova Estação de Coimbra.
Enaltecemos a grelha de ciclovias apresentada no Plano de Pormenor, que consideramos essencial que seja implementada para existir realmente intermodalidade com bicicletas e outros meios de mobilidade activa. As ciclovias que consideramos principais são:
Ligação à futura ciclovia de beira-rio na Av. Cidade Aeminium;
Ligação à ciclovia do parque da Casa do Sal;
Ligação à futura ciclovia da Estrada de Eiras;
Não planeada, mas que consideramos uma enorme oportunidade, uma ciclovia de ligação à zona oeste da cidade: São Martinho do Bispo, Ribeira de Frades e Taveiro.
Um detalhe que não ficou claro no plano, mas que seria também importante, seria a possibilidade de atravessar a zona da estação em ciclovia, sem ser necessária a travessia pedonal em parte do percurso. Isso iria permitir ligar os percursos cicláveis a norte da cidade com o centro e sul da cidade, através da ciclovia principal ao longo da Av. Cidade Aeminium. Pode ser feito no edifício ponte previsto, ou em túnel.
Nos lugares de estacionamento da Estação foram previstos 650 lugares para bicicletas, o que consideramos uma óptima notícia. Para incentivar o seu uso, seria importante que parte ou totalidade desses lugares fiquem num estacionamento seguro que incentive o estacionamento por vários dias. Seguem 4 bons exemplos de parques recentes dessa natureza:
a. Utrecht, Holanda, 12.500 bicicletas, subterrâneo
b. Gent, Bélgica, 5.000 bicicletas, subterrâneo, c/ acesso directo a comboio e autocarro
c. Delft, Holanda, 5.000 bicicletas, subterrâneo, c/ indicação lugares vagos
d. Gent-Dampoort, 700 bicicletas, de rua, com opção de lugares fechados
Em todos estes parques foram previstos cerca de 3% de lugares para bicicletas de carga, preferencialmente junto aos acessos verticais, para facilitar cargas e descargas de crianças e bens. Em todos o acesso é permitido 24/7, dispões de vigilância e é gratuito. A única excepção diz respeito aos lugares fechados, onde a entrada é permitida apenas com uma chave (digital ou física) que permite, mediante pagamento de uma mensalidade, estacionar a bicicleta num ambiente mais protegido. Estes lugares dispõem frequentemente tomadas de carregamento de bicicletas eléctricas.
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Estamos disponíveis para esclarecer dúvidas sobre as nossas recomendações e reunir com a equipa de trabalho municipal.
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